Monday, October 22, 2007

Livro + Filme

Se tivessem que escolher um livro e a respectiva versao em filme que tenham gostado muito, qual seria?
Hoje fiquei a pensar nisso. Eu tenho muitos por onde escolher pq adoro livros policiais e de espionagem, um genero muito facil de adaptar ao cinema.
O problema esta' em escolher um filme que seja bom, o que deixa de fora o meu personagem favorito, o Ripley da Patricia Highsmith - os filmes sao todos fraquinhos.

A minha escolha vai para,
"O Falcão de Malta" de Dashiell Hammett (1930) realizado por John Huston (1941).


Outros poderiam ser,
"Os Seis Dias do Condor" de James Grady (1974), "Os tres Dias do Condor" realizado por Sydney Pollack (1975).
"O Sol Nascente" de Michael Crichton (1992) realizado por Philip Kaufman (1993).
E fico-me por aqui para nao ser entediante.

Ah! E se fosse portugues?
Acho que o unico filme que vi e li o livro original, que alias gostei bastante dos dois foi,
"A Balada da Praia dos Cães" de José Cardoso Pires (1982) realizado por José Fonseca e Costa (1987).

Na lista para ler/ver esta' (coragem! coragem! coragem!),
"Fanny Owen" de Agustina Bessa-Luís (1979), "Francisca" realizado por Manoel de Oliveira (1981).
Por razoes obvias, acho que devo.
(Talvez venham como prendas natalicias, pq por estas bandas nao ha'.)

E voces? Qual escolhiam?
O N disse-me "O Nome da Rosa" assim sem pensar muito.
Acho que o Bone' sera' qq coisa relacionada com aneis? Ou algo mais obscuro?

Digam-me voces ...

8 comments:

Odracir said...

Pois assim preferido, não sei???
Normalmente nesses casos o livro fica em 1º lugar.

Mas gostei de:
(a ordem não reflecte a preferência)

1) "Senhor dos Aneis" do Tolkien
Filme realizado pot Peter Jackson

2)"Clube Dumas" do Arturo Perez Reverte
O filme foi baptizado como "A Nona Porta" e realizado por Roman Polanski

3)"Enigma" de Richard Harris. O filme foi realizado por Michael Apted (gostei menos do file, claramente)

4)Também gostei dos referidos Nome da Rosa do Eco e do Sol Nascente do Crichton.

E outros mais poderia incluir, como o 2001 Odisseia noo Espaço.

O facto é que este papel de mãe de família numerosa, com reduzido apoio familiar a montante, me afastou do cinema e me limitou bastante aos DVDs. restan-me sempre os livros. Felizmente há livrarias onde se podem levar crianças.

Já agora, estas férias li "A sombra do vento" do Carlos Ruiz Zafon. Gostei.

Jocas
GS

Giso said...

Ola' acarg,
Grande listagem.
Acho engracado saber o que as pessoas leem e veem.
Assim ficamos a conhece-las um bocadinho melhor.
E percebo-te bem, a maternidade (e o trabalho) tb me afastou do cinema e dos livros.
A ver se recupero nos proximos anos.
Bjs

Odracir said...

Diz-me o que lês e vês, dir-te-ei quem és!
Não deixa de ser verdade.

Bjs

Catwoman said...

que raio de pergunta!
I will sleep on it..

mas há de haver:

Indiana Jones..
E.T
Star Wars
Dune
Fight Club
The Game
LOTR
Basic Instinct
James Ivory
Woody Allen

....sei lá!
nao dá!

bjs!!

Giso said...

Pois cat, e' complicado, pq tens que gostar dos 2 (livro e filme).
Eheheh.
Lembrei-me de mais um,
"Dracula" do Coppola e do Bram Stoker.
E outro, "A Casa dos Espiritos" da Isabel Allende, mas nao gostei do filme.
Acho que quando gostamos muito de um livro, a posterior adaptacao ao cinema parece-nos sempre pobre -salvo honrossas excepcoes, como no caso do Dracula, em que gosto mais do filme.
Bjs

Catwoman said...

ouve..eu estava meia a dormir qdo li o post..e pareceu-me que era só filme..

o problema é como tu dizes, lês o livro e o teu imaginário faz o filme..
portanto ou bem que era eu a realiza-los ou normalmente nao me dá mta vontade de ver...olha a casa dos espiritos e o eva luna..um fiasco de filme! com livros excelentes..

mas há um agora, o animal moribundo do Roth, que é capaz de dar uma adaptaçao excelente...
e o "Conspiraçao" do Dan Brown tb..

Olha e os da Agatha?
Mr.Brown?
Ainda no outro doa estive a ver!
Mto bom!
Tuppence...Tommy..lol

O "Sense and sensibility" é capaz de ser melhor o filme que o livro..porque é do Ang Lee, que é o maior!

O "Pelican Brief" tb é melhor o filme..

Acho que depende..

Agora ver o filme e ler o livro a seguir é coisa que nao faço.Nao me dá vontade nenhuma..

bjs!!!

Giso said...

Cat,
Sabes que ja' nao consigo ler a Agatha. O "who done it" ja' nao chega. Preciso de uma componente social que nao os meios assepticos que ela apresenta. Mas ainda gosto de ver os filmes.
"Ah, the famous Mr Poirot!"

Catwoman said...

lol...e nao é contos de eva luna mas sim de amor e de sombra..

Mr.P!U must be mad!lol