Tuesday, May 02, 2006

Ele ha coisas muito estranhas

Neste pais ha coisas que nao se entendem muito bem. Pequenas coisas do quotidiano, que estamos habituados a fazer de certa maneira e que por aqui se fazem de forma diferente. Ate' aqui nada de novo, isso e' de esperar quando se muda de pais ou cultura. Mas falo de coisas tao habituais, que nem nos passa pela cabeca que se facam de forma diferente. Por exemplo, as notas da faculdade. Em pt estamos habituados a ver as pautas das notas dos exames nos corredores da faculdade. E quando se esta' 'a espera de uma nota de um exame, ha' sempre alguem que esta de vigilia e avisa qd a nota sai. E depois comparam-se as notas, ve-se quem passou e chumbou, como ficamos em geral, etc. Por estas bandas, depois do meu primeiro teste, andava eu 'a procura de pautas nas paredes dos corredores, e nada. Nem uminha para amostra. Resolvi ir ao site da universidade onde estao os meus dados (protegido por password claro) e la' estava ela. A minha nota. Como tinha curiosidade em saber as outras notas, resolvi perguntar a uma colega como se tinha saido, fazendo questao de dizer a minha nota. Olhou para mim como se eu fosse um alien e respondeu-me que tinha estado bem. E rapidamente se afastou. Estes tipos sao tarados! As notas sao pessoais e intransmissiveis. Ninguem sabe as notas de ninguem. Ate os trabalhos de casa corrigidos sao entregues virados para baixo, para os outros nao verem a nota. Nao percebo qual e' a vantagem de fazer as coisas assim. So' vejo contras neste processo. Por exemplo, como avaliar a minha prestacao se nao a posso comparar com a media? So' se tiver sempre a nota maxima. Enfim ...

7 comments:

GoncaloCV said...

Cara Gi! a teoria é exactamente essa..tentares teres sempre a nota máxima sem saber a dos outros. Em Portugal há muito a prática do "tive 11 mas o resto do pessoal teve 9 portanto até tou bem" enquanto que não mostrar as notas estimula, na minha opinião, a competividade.

Daí a perguntares aos colegas e eles nem te responderem é que já friza a mal educação...

Bjs.

Catwoman said...

os gajos sao tarados pá!
dáles!
de qqer maneira deves ter tido a melhor nota...

MIN said...

foste a melhor nota de certeza!
Nesse sitema funciona ainda melhor a bela da cunha...nunca se sabe!
Kiss

Odracir said...

Gi,

Assim não são processados!!!!!!!!!!
É verdade, um aluno do ISEL quis processar os profs que colocaram a nota dele na net.
É que o tipo tinha dito ao pai que tinha passado. Ora este veio a saber a verdade "nua e crua" pela net.

Não há direito!!!!!

Só fiquei com uma dúvida. Será que é o pai que vai pagar o processo?
É que se ele é independente deveria estar-se nas tintas para isso???

G

Giso said...

Deve ser isso, G. Especialmente nesta terra, em que se processa por tudo e por nada.
Isso e' boa ideia min, acho que vou comecar a cobrar aos meus alunos para lhes subir a nota.
:-)
E nao, nao tive a melhor nota. Ou sera que tive? Nao faco ideia.
Isso das notas tb e' relativo. Nao sao fixas. Para ja eles usam letras para a nota final. Depois, o B corresponde 'a media. Nao e' um valor fixo. As outras notas, A e C, sao dadas relativamente ao B.
Fantastico, nao e'?

Anonymous said...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anonymous said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»